Os valentes de Davi

Postado por Decretus

Os Valentes de Davi.



Texto base.
I Samuel 22: 1 e 2 - II Samuel 23: 8 a 13.


Em I Samuel 22: 1 e 2, temos uma situação inusitada. Davi, depois de sua grande conquista em favor de Israel, eliminando seu maior oponente – Golias – passa a ser perseguido por Saul e foge de sua presença. Em sua fuga passa por Nobe – onde se encontra com o sacerdote Aimeleque (Davi estava só) – I Samuel 21: 1 - para pedir comida e armas; mas havia ali homens de Saul – 21: 7 – que poderiam colocar o seu plano de fuga em risco então Davi foge mais uma vez, agora para Gate. Chegando à Gate, foi recebido pelo seu rei Aquis. Seus conselheiros ao saberem de quem se tratava, vendo-o naquela situação, fizeram pouco caso d’ele. A reação de Davi foi à mais estranha imaginável. Com medo do rei Aquis, Davi começou a agir como um louco, babando e riscando as portas do palácio. 21: 12.
Como todas as tentativas de Davi de encontrar abrigo com aqueles a quem ele conhecia não foram bem sucedidas, Davi vê-se sozinho e refugia-se na caverna de Adulão.
Aqui começa a ação de Deus para juntar Davi á aqueles que seriam os que fariam história em Israel para sempre.
Duas coisas são essênciais para que um homem se torne grande diante dos homens.

1. Ter o apoio de sua família. – I Samuel 22: 1
2. Ter com quem poder contar – I Samuel 22: 2

Ninguém que quiser ser grande o será, se estiver sozinho. Um homem pode conquistar todas as batalhas de sua vida, entretanto se perder o apoio de sua família, será um fracassado, pois a maior de todas as conquistas que um homem pode ter é a conquista de preservar a família, pois esta é um dos maiores projetos de Deus – Provérbios 8: 22.

Um homem só poderá ganhar uma batalha, mas nunca vencerá a guerra. Em João 17: 21 - "Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti". Deus é nosso maior aliado em nossas batalhas. Se permanecermos com Ele, Ele nos levará a vitória certa. Devemos acima de tudo preservar a UNIDADE. Pois a UNIDADE gerará QUALIDADE que gerará QUANTIDADE.
Preserve sua família, e você terá com quem contar sempre!
I Samuel 22: 2 – Diz que “juntaram a Davi quatrocentos homens
Deus sempre nos aperfeiçoará em nossos momentos de fraqueza, ou seja, Deus só se manifestará em nós e através de nós no exato momento em que reconhecermos que todas as nossas forças – intelectuais e físicas – cessarem. Enquanto o nosso “eu” existir diante de Deus, Ele não agirá. João 3: 30.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes"
I Coríntios 1: 27
Davi andava com Deus, Davi conhecia a Deus. Ele conhecia as intenções de Deus para com ele e tudo o que Deus pretendia fazer em ISRAEL por seu intermédio. Apesar de seu pior momento como pessoa –tristeza – solidão – perdas – medo.
Davi, mesmo em meio a esse turbilhão de situações manteve seus olhos no alvo.

Ele precisava levar adiante o plano de Deus. Sabia que sozinho faria muito pouco ou nada. A única coisa que ele tinha em mãos naquele momento eram 400 homens rejeitados pela sociedade, homens que não eram conhecidos, homens que eram a vergonha de seu povo. Mas Davi, assim como Deus não olhou o momento presente da vida d’aqueles homens, ele olhava e via um mundo de possibilidades. Passou a olhar aqueles homens com o olhar de Deus e conquistou o maior de todos os territórios – o da mente d’aqueles homens.
Ele transformou aqueles homens derrotados em verdadeiros valentes.

A revelação que tenho para este texto é que Davi é um“tipo” da Igreja do Senhor, ou seja, assim como Davi estava ali, naquele lugar, naquele momento para restaurar aqueles homens, assim a Igreja do Senhor está para restaurar a humanidade.
Vemos também que Davi, depois de trabalhar áqueles homens e torná-los confiantes em si mesmos e em Deus, que passaram a ser como a sombra de Davi – foram trinta e sete ao todo os homens valentes que Davi preparou para serem aqueles que o ajudariam em suas conquistas.

Dentre os trinta e sete valentes de Davi, haviam três deles que se destacavam.



# Josabe-Basebete / Jabesão – Apaziguador – II Samuel 23: 8
# Eleazar – Deus é auxilio - II Samuel 23: 9
# Samá - O Senhor ouviu – II Samuel 23: 11




Se Davi tipifica a Igreja de nossos dias, podemos analisar que os três valentes que temos como aqueles que nos ajudam nessa batalha são os três valentes mais que valentes, são eles:

Ø Deus – (Josebe-Basebete) O poderoso nas batalhas.
Ø Jesus Cristo – (Eleazar) Aquele que nos auxilia.
Ø Espírito Santo – (Samá) Aquele que nos ouve sem nenhuma explicação.

Somos aqueles a quem o mundo tem rejeitado. Deus nos escolheu para promover o maior de todos os eventos que o universo já pode presenciar – Levar o homem ao conhecimento de Jesus.
Somos os “Davis” desses tempos atuais. Deus se propôs a ser um de nossos valentes. “Se Deus é por nós, quem será contra nós” – Romanos 8: 31.
Nesta batalha não tereis de pelejar, tomai posição, ficai parados e vedes o livramento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis: amanhã saí-lhes ao encontro por que o Senhor é convosco” - II Crônicas 20: 17.
Temos a Jesus como aquele que nos ajuda. Ele prometeu estar conosco até o fim. Mateus 28: 20.
E o Espírito Santo como aquele que nos defenderá contra as investidas do inimigo. “andai em Espírito e não cumprireis as comcupicências da carne” - Gálatas 5: 16.

Assim como Davi estava totalmente guardado para conquistar, assim também estamos prontos e bem guarnecidos para conquistarmos.











12 comentários:

  1. Sermões online disse...

    Deus tem nos chamado para ser o sal e a luz para este mundo sem vida e sem luz.
    Vá nessa sua força em nome de Jesus.

    Sou vencedor

  2. Anônimo disse...

    é simplismente tremenda essa palavra a respeito da tipificação de Davi e os valentes!!!!fui tocada pelp Espirito de Deus!!!

  3. Anônimo disse...

    SOU FACINADA PELA HISTÓRIA DE DAVI,ELE FOI UM GRANDE EXEMPLO DE LÍDER!!! CLEIDE. TRIZIDELA DO VALE _MA

  4. Anônimo disse...

    Paz ,estava estudando a palavra de Deus e me deparei com a história desses valentes de Davi, e pedindo ao Senhor orientação para projetar um sermão,e comecei a procurar os significados dos treis principais valentes, e me deparei com esta palavra que me abençou a minha mente e abriu um universo de revelações , que Deus abençoe grandemente sua vida e continue te usando para ajudar outros colegas a penetrar nas profundezas de Deus nosso Senhor,obrigado.

  5. Anônimo disse...

    Deus sabe com q nos deparamos, somos valentes e contituido profeta esse e o designo de Deus em nossas vidas.

  6. Anônimo disse...

    Taí gostei dessas exegese, muito bem feita, sem falar na essência e objetividade que nos passa os esse estudo.

  7. Anônimo disse...

    Ola a paz do Senhor á todos. Gostaria de saber onde o amado conseguiu essa imagem desse guerreiro sentado no trono.Por favor se puder me mande por e-mail,copiei, mas a resolução não está muito boa, não. grata.
    lregsantos@hotmail.com

  8. Anônimo disse...

    Parabéns pelo estudo está muito bom, só não foi feliz em tipificar a Trindade com os 3 mais valentes, pois a
    trindade não pode ser comparada com os 3 que está sob comando da Igreja (Davi).

  9. Pr. Rafael disse...

    Parabéns pelo estudo, está muito bom.
    Só não foi muito feliz em tipificar os 3 valentes com a Trindade, pois Davi tipifica sim com o anjo da igreja e os 3 valentes com a Trindade que ai está sob comando da igreja (Davi).

  10. Anônimo disse...

    Davi canalha comeu a mulher do amigo

  11. Anônimo disse...

    MUITO BOM O ESTUDO E que DEUS continue te abencoando

  12. Pr. Inaldo Antoni disse...

    só quem tem o espirito do Senhor para entender seu tesouro maravilhoso quer esta na sua palavra, que Deus continui usando sua vida, como um canal de bença para aqueles que deseja ouvir sua palavra.

Postar um comentário